Câncer de pulmão

10/04/2012 22:36

 

* Embolização

 

Consiste no bloqueio dos vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição (irrigação) do tumor. Isto é obtido através de punção e inserção de um cateter na artéria femoral (artéria situada na virilha). Usando imagem digitalizada em tempo real, o médico guia o cateter pela rede arterial até posicioná-lo diretamente no vaso sanguíneo responsável pela irrigação (nutrição) do tumor. Em seguida, é feita a infusão de microesferas que seguem o fluxo sanguíneo até atingir o tumor, bloqueando o fluxo sanguíneo e provocando morte das células tumorais.

Este procedimento pode realizado com anestesia local e sedação na maioria dos casos.

A embolização também pode ser empregada para facilitar a cirurgia de remoção do rim nos grandes tumores  (embolização pré-operatória). Bloqueando o suprimento sanguíneo do tumor, há diminuição do risco de sangramento e minimiza a necessidade de transfusões sanguíneas durante a cirurgia.

 

 

* Ablação por radiofrequência

 

Consiste na introdução de uma agulha especial dentro do tumor. A agulha é guiada por ultrassom ou tomografia e, uma vez posicionado no local desejado, é conectado a um sistema que transmite energia de radiofrequência (semelhante ao miocroondas) até a(s) ponta(s) da agulha, produzindo calor e destruição do tumor. Não requer incisão ou pontos e pode ser realizado com anestesia local e sedação ou de anestesia geral para minimizar o desconforto do paciente.