Câncer de rim

10/04/2012 22:33

 

O cancer do rim é o oitavo cancer mais comum nos homens e décimo nas mulheres. Quando em estágio avançado, pode espalhar para os gânglios linfáticos, pulmões, ossos ou fígado. Acomete preferencialmente os homens com mais de 40 anos. Infelizmente, os tumores pequenos (ou na fase inicial) não apresentam sintomas. Quando presentes, os sintomas podem ser:

 

  • sangue na urina
  • Dor lombar persistente
  • Massa na parte lateral do abdome
  • Perda de peso
  • Febre
  • Fraqueza

 

O tratamento de escolha é a remoção cirúrgica do rim acometido. Nos casos em que isso não é possivel, existem opções minimamente invasivas para tartar ou controlar a doença.

 

 

* Embolização

 

Consiste no bloqueio dos vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição (irrigação) do tumor. Isto é obtido através de punção e inserção de um cateter na artéria femoral (artéria situada na virilha). Usando imagem digitalizada em tempo real, o médico guia o cateter pela rede arterial até posicioná-lo diretamente no vaso sanguíneo responsável pela irrigação (nutrição) do tumor. Em seguida, é feita a infusão de microesferas que seguem o fluxo sanguíneo até atingir o tumor, bloqueando o fluxo sanguíneo e provocando morte das células tumorais.

Este procedimento pode realizado com anestesia local e sedação na maioria dos casos.

A embolização também pode ser empregada para facilitar a cirurgia de remoção do rim nos grandes tumores  (embolização pré-operatória). Bloqueando o suprimento sanguíneo do tumor, há diminuição do risco de sangramento e minimiza a necessidade de transfusões sanguíneas durante a cirurgia.

 

 

* Ablação por radiofrequência

 

Consiste na introdução de uma agulha especial dentro do tumor. A agulha é guiada por ultrassom ou tomografia e, uma vez posicionado no local desejado, é conectado a um sistema que transmite energia de radiofrequência (semelhante ao miocroondas) até a(s) ponta(s) da agulha, produzindo calor e destruição do tumor. Não requer incisão ou pontos e pode ser realizado com anestesia local e sedação ou de anestesia geral para minimizar o desconforto do paciente.