Introdução

25/01/2012 11:55

Varizes são veias dilatadas, alongadas e tortuosas, sobretudo dos membros inferiores. É a doença vascular mais comum, acometendo cerca de 30% da população geral no mundo todo. Um estudo publicado pelo Professor Maffei em 1992 mostra que, das 1775 pessoas analisadas, a doença varicosa estava presente em 38% dos homens e 51% das mulheres. As complicações decorrentes das varizes representam a 14a. causa de afastamento do trabalho com 2 mil dias de perda de dias de trabalho por ano nos Estados Unidos da América.         

As causas das varizes não são totalmente conhecidas porém, acredita-se de se deva a dois mecanismos interdependentes: o  enfraquecimento da parede do vaso e a incompetência das válvulas venosas.

As veias são dotadas de válvulas em diversos níveis que são responsáveis por evitar o refluxo do sangue em razão da gravidade. O que se sabe é que nas veias varicosas, existe uma incompetência destas válvulas resultando em refluxo do sangue em direção ao pé/tornozelo. O que não se sabe é se ocorre primeiro o enfraquecimento da parede do vaso que dilata e acaba afastando dos folhetos valvares, levando ao refluxo ou se ocorre primeiro o refluxo valvar e, como consequência do represamento de sangue, a posterior dilatação do vaso.